Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

MOVIMENTO AUTODEFENSOR

Segundo Rosana Glat, em termos básicos, a autodefensoria refere-se ao processo de autonomia de pessoas com deficiência  que passam a lutar pessoalmente pela defesa de seus direitos, pela autonomia de tomar  decisões  a respeito de sua vida bem como reivindicar voz e espaço para expressar suas ideias , desejos, expectativas e necessdiades.

Autodefensoria é o mesmo tempo uma filosofia, um movimento político e um programa de suporte psicoeducacional. Esse movimento que já vem sendo bastante difundido em muitos países há vários anos, no Brasil ainda é insipiente e ocorre de forma esporádica e assistemática, sobretudo no que tange as pessoas com deficiência intelectual, grupo tradicionalmente "protegido " tanto pelas famílias como pelas escolas e instituições especializadas.

Em Santa Catarina foi instituida a lei LEI Nº 16.327, DE 20 DE JANEIRO DE 2014, que  Institui a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), no Estado de Santa Catarina.

 

Endereço:
RUA SAO SALVADOR, 1258 • Pinhalzinho • SC
E-mail:
apae@apaepinhalzinhosc.com.br
Telefone:
(49) 33661279