Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS

Programa Prevenção de Deficiências

Paralelo ao trabalho de reabilitação e habilitação da pessoa com deficiência, desde o ano de 2013 a APAE também desenvolve ações referentes ao Programa de Prevenção de Deficiências.

Sabe-se hoje que uma em cada dez pessoas possui algum tipo de deficiência. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 70% das deficiências poderiam ser evitadas, portanto é de suma importância a abordagem preventiva.

E com estatísticas tão altas de prevenção, o que poderia ser feito para diminuir este índice? Com todos os avanços conquistados entre tecnologias médicas e pesquisas na área da saúde o primeiro passo é conhecer as possíveis causas e manifestações, para então preveni-las.

Por isso prevenir implica em ações destinadas a impedir a ocorrência de fatos ou fenômenos prejudiciais à vida e à saúde e, no caso da ocorrência destes, evitar a progressão de seus efeitos. Dessa forma, quanto mais ações preventivas, menores serão as alterações no desenvolvimento da população em geral.

O programa visa três frentes de atuação: primária, por meio de ações de promoção de saúde e proteção da integridade física e psíquica dos cidadãos; secundária, por meio do processo de reabilitação, a fim de minimizar complicações e crias situações de melhora; e o terciário, proporcionar atendimento digno, adequado e de qualidade ás pessoas com deficiência.

As formas de prevenção ocorrem com cuidados com a alimentação, condições socioeconômicas, a não ingestão de álcool e substâncias alucinógenas, realizando acompanhamento pré-concepcional, pré-natal, peri-natal e pós-natal, evitando acidentes de trabalho e de trânsito, etc.

A identificação precoce é uma alternativa imprescindível, caso ocorram falhas ou impossibilidade de implementação das medidas primárias de prevenção, pois, só dessa forma, se suprimem condições que possam agravar o desenvolvimento biopsicossocial da criança.

Devido à importância e ao impacto dos atrasos no desenvolvimento das crianças, é fundamental que se possa o mais precocemente possível realizar diagnóstico a fim de minimizar os efeitos negativos decorrentes. Existem evidencias suficientes de que, quanto mais precoce for o diagnóstico de atraso no desenvolvimento e a intervenção, menor será o impacto desses problemas na vida futura da criança.

A APAE desenvolve ações de prevenção como: rodas de conversa, construções e repasse de conhecimentos referentes ao assunto, palestras à comunidade, divulgação nas mídias (falas e impressas) encontros de famílias, distribuição de folder, visitação da população em geral nos ambientes escolares e orientações às mesmas, etc.

Todo este trabalho se justifica por acreditarmos que o caminho mais curto, eficaz e com melhores resultados é a prevenção.

Objetivos:

Objetivo Geral:

Promover orientações e divulgação de prevenção às deficiências na região de abrangência da APAE de Pinhalzinho/SC, bem como diagnosticar precocemente as crianças com deficiências e/ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor a fim de contribuir na melhoria do processo de tratamento e reabilitação da criança.

Objetivos Específicos

Conscientizar pais, adolescentes, professores e demais profissionais da área da saúde e educação sobre a importância e formas de prevenção das deficiências;

Viabilizar atendimento especializado conforme necessidade da criança;

Propor parcerias com as secretárias de saúde, educação, assistência social e demais redes de serviços municipais para divulgação do projeto;

Conscientizar a população sobre os métodos de prevenção e divulgação do projeto através de materiais informativos e orientações;

Capacitar os professores do ensino regular quanto ao desenvolvimento infantil.

As ações são estabelecidas em três áreas principais: Assistência Social, Saúde e Educação. Na área da assistência social engloba-se ações junto ao publico do CRAS, CREAS, PBF (Programa do bolsa família), funcionários da secretária de Assistência Social, associações, clubes de serviço e grupos assistidos. Na área da saúde, englobam-se as ações junto aos médicos, gestantes, profissionais dos postos de saúde, ACS (agentes comunitárias de saúde), etc. E na área da educação, englobam-se as ações junto a Secretária de Educação, escolas, universidades, Centro Municipais de Educação Infantis , cursos de noivos, empresas, etc.

Endereço:
RUA SAO SALVADOR, 1258 • Pinhalzinho • SC
E-mail:
apae@apaepinhalzinhosc.com.br
Telefone:
(49) 33661279