Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Descrição:

Desde Fevereiro de 2015 que a APAE de Pinhalzinho -SC implantou na entidade o SCFV. De cunho desafiador, uma vez que como mencionamos a entidade é mista, buscamos dentro das três áreas de atuação melhorar e articular ações em relação aos objetivos deste serviço permeando Assistência Social, Educação e Saúde. Assim, no decorrer vem se organizando e repensando anualmente sobre as ações de implementação do SCFV na instituição. O principal objetivo do serviço consiste em ampliar trocas culturais e de vivências entre as pessoas, visando e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social e o convívio comunitário.

Este serviço possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos das pessoas com deficiência e familiares que frequentam a APAE bem como desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais inerentes ao cotidiano das pessoas com deficiência.

Buscou-se a partir da implantação do SCFV garantir às Pessoas com deficiência que e familiares que frequentam a APAE as seguranças de acolhida, de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Conforme relatamos a APAE é uma entidade mista de atendimento e cada profissional em sua área de atuação (exemplo: pedagogia, educação física, informática, arte, música e conto, e demais áreas) buscará: Assegurar espaços de convívio e desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; Desenvolver o sentimento de pertença e de identidade; Promover a socialização e a convivência comunitária; Incentivar a participação comunitária, a apropriação dos espaços públicos e o protagonismo no território; Valorizar a cultura das famílias e comunidades locais pelo resgate de suas culturas e a promoção de vivências lúdicas.

As atividades realizadas com os usuários da APAE serão semanalmente. Os grupos de usuários/educandos foram formados e organizados a partir das enturmações da área da educação. Assim, a divisão de atendimento em grupo não atenderá especificamente o estipulado pelas faixas etárias especificas do SCFV mas a partir de verificação interna na entidade avaliamos que o SCFV da APAE terá sua organização em grupos na modalidade intergeracionais,

Além dos grupos de usuários atendidos semanalmente, em média duas horas semanais, serão realizados encontros mensais, no turno matutino e vespertino, com os pais ou responsáveis legais dos usuários que frequentam a APAE buscando trabalhar com pais e educandos sobre assuntos relacionados aos eixos temáticos elencados. Também serão realizadas integrações pontuais entre educandos (crianças e jovens) inclusos no ensino regular com usuários da APAE. Além de integração mensal de uma turma de SAE (Pessoas com Deficiência em processo de envelhecimento) com idosos dos grupos do município.

Salientamos que os temas encontram-se brevemente descritos e serão abordados anualmente com as pessoas com deficiência e familiares que frequentam a APAE no decorrer do ano de 2019, sendo:

Eixo 1 – Conhecendo a mim e ao grupo - Objetivo geral: desenvolver a identidade, sentimento de pertença e acolhimento no grupo e na escola, reconhecer a si e ao outro, semelhanças e diferenças. Instrumental: dinâmicas, filmes, músicas, criar paródias. Escolher um nome para o grupo. Meses: Fevereiro, março e abril.

Eixo 2 – Minha família - Objetivo geral: Trabalhar o conhecimento a cerca de sua família, as relações familiares, as diferentes configurações de família (que não existe família perfeita, que não são todas iguais); Com os jogos: estimular o raciocínio lógico, compreensão das regras, ganhar X perder, interação e cooperação com a equipe, solidariedade. Com as brincadeiras: estimular o brincar, a proximidade e vinculação com os pais. Instrumental: atividades lúdicas em sala, jogos, resgatar brincadeiras antigas com os pais, gincana e recreações com a família na Escola. Meses: Maio, Junho e Julho.

Eixo 3 – Cidadania e Minha comunidade - Objetivo geral: Reconhecer meu espaço na comunidade (onde moro, estudo, convivo), desenvolver o sentimento de pertença à comunidade e os laços comunitários, trabalhar a cidadania (direitos e deveres), desigualdades sociais, preconceitos, meio-ambiente, desenvolver a autonomia e organização para a vida, como pensam seu futuro e o futuro da humanidade. Instrumental: Artesanato, documentários, textos. Meses: Agosto e Setembro.

Eixo 4 – Expressões e sentimentos - Objetivo geral: Estimular a liberdade de expressão, criatividade, expressar as emoções, dramatizar acontecimentos cotidianos, resignificado novos valores e integrar o aluno a comunidade com as apresentações. Instrumental: contação de histórias, dança, teatro. Meses: Outubro, Novembro e Dezembro; (Com apresentações comunitárias e presença das famílias).

 

Endereço:
RUA SAO SALVADOR, 1258 • Pinhalzinho • SC
E-mail:
apae@apaepinhalzinhosc.com.br
Telefone:
(49) 33661279