Descrição:
A Assistente Social e a Psicóloga realizam o atendimento familiar, através de visita domiciliar, aos educandos da APAE de Pinhalzinho -SC prioritariamente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social.
A partir de uma escuta qualificada, in loco, são realizadas orientações e encaminhamentos necessários para garantia de direitos e desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social da Pessoa com Deficiência, seus familiares ou responsáveis legais, bem como, repasse de informações para obterem cesso a rede socioassistenciais no município de origem e serviços de outras políticas públicas como: social, saúde, educação, habitação entre outras.
O serviço tem como foco principal contribuir para a melhoria da qualidade de vida do educando, bem como dos familiares ou cuidadores. Identificando as potencialidades e dificuldades da família a partir do contato no domicílio. Assim, fortalecendo a função protetiva da família, através do desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social. Desenvolvendo ações extensivas aos familiares como: de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.
Aos que já encontram-se inclusos na entidade, após a visita domiciliar, as informações que forem consideradas importantes e úteis para o desenvolvimento do projeto pedagógico bem como projeto reabilitatório são discutidas com os professores e demais profissionais (técnicos da área da saúde) que atendem diretamente o educando, a fim de traçar ou reavaliar o plano de atendimento individual do usuário/educando. Também, são elaborados os relatórios psicossociais a fim de manter registradas as informações coletadas e encaminhamentos realizados a partir da visita domiciliar.