Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E SUAS FAMÍLIAS

Descrição:

O Serviço consiste em ofertar atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no ambiente familiar, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Sabe-se que o fato de ter uma pessoa com deficiência na família gera uma série de fragilidades e traz uma carga de stress muito grande ao cuidador direto da pessoa com deficiência. Diante dessa realidade faz-se necessário serviço e ações específicas voltadas à atenção das famílias e dos cuidadores, na perspectiva de preservar o convívio familiar e social, que visem oferecer condições adequadas para o cuidado com as pessoas com deficiência, bem como “cuidar de quem cuida”.

Assim, o serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. As ações da equipe estão pautadas no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.

As ações possibilitam a ampliação da rede de pessoas com quem a família do dependente convive e compartilha cultura, troca vivências e experiências. A partir da identificação das necessidades, será viabilizado ou encaminhado o acesso a benefícios, programas de transferência de renda, serviços de políticas públicas setoriais, atividades culturais e de lazer, sempre priorizando o incentivo à autonomia da dupla “cuidador e dependente”. Soma-se a isso o fato de que os profissionais poderão identificar demandas do dependente e/ou do cuidador e situações de violência e/ou violação de direitos e acionar os mecanismos necessários.

A intervenção será sempre voltada a diminuir a exclusão social tanto do dependente quanto do cuidador, a sobrecarga decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência ou pessoa idosa.

Nessa perspectiva é que a APAE desenvolve atendimentos psicossociais individuais ou familiares, bem como articulação com a rede de serviços municipais. Além de realizar diferentes atividades em grupo que se constituem numa rede de apoio, uma vez que todos estão unidos pelo mesmo motivo, onde, por meio da troca de experiências, os cuidadores conversam, aprendem e também ensinam. Compartilhar experiências traz alívio, pois o cuidador percebe que não está sozinho, que as dúvidas e dificuldades não são só suas e que suas experiências podem ser valiosas para os outros cuidadores.

Pretendemos incluir mães, pais ou cuidadores deste serviço nos encontros mensais das famílias do SFCV (palestras, encontros informativos sobre autoestima, direitos e deveres, o papel das famílias e demais temas de acordo com a necessidade).

Também a partir da manutenção da parceria com a Epagri de Pinhalzinho neste ano de 2019, por meio de sua extensionista, teremos mensalmente encontros ou oficinas sobre trabalhos manuais, culinária, produtos de limpeza e demais atividades ou praticas que as famílias irão elencar no decorrer do ano. Uma vez que a partir da realização destas atividades práticas do cotidiano das famílias podemos perceber e abordar temáticas relacionadas às vulnerabilidades, relações familiares e sobre a qualidade de vida do educando incluso na APAE.

Neste ano de 2019 foi retomado o grupo de mães/cuidadoras que realizarão a hidroterapia, objetivando também o cuidado e prevenção da saúde física/mental das cuidadoras diretas da Pessoa com Deficiência.

Endereço:
RUA SAO SALVADOR, 1258 • Pinhalzinho • SC
E-mail:
apae@apaepinhalzinhosc.com.br
Telefone:
(49) 33661279