Segundo Rosana Glat, em termos básicos, a autodefensoria refere-se ao processo de autonomia de pessoas com deficiência que passam a lutar pessoalmente pela defesa de seus direitos, pela autonomia de tomar decisões a respeito de sua vida bem como reivindicar voz e espaço para expressar suas ideias , desejos, expectativas e necessdiades.
Autodefensoria é o mesmo tempo uma filosofia, um movimento político e um programa de suporte psicoeducacional. Esse movimento que já vem sendo bastante difundido em muitos países há vários anos, no Brasil ainda é insipiente e ocorre de forma esporádica e assistemática, sobretudo no que tange as pessoas com deficiência intelectual, grupo tradicionalmente 'protegido ' tanto pelas famílias como pelas escolas e instituições especializadas.
Em Santa Catarina foi instituida a lei LEI Nº 16.327, DE 20 DE JANEIRO DE 2014, que Institui a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), no Estado de Santa Catarina.