Programa Prevenção de Deficiências
Paralelo ao trabalho de reabilitação e habilitação da pessoa com deficiência, desde o ano de 2013 a APAE também desenvolve ações referentes ao Programa de Prevenção de Deficiências.
Sabe-se hoje que uma em cada dez pessoas possui algum tipo de deficiência. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 70% das deficiências poderiam ser evitadas, portanto é de suma importância a abordagem preventiva.
E com estatísticas tão altas de prevenção, o que poderia ser feito para diminuir este índice? Com todos os avanços conquistados entre tecnologias médicas e pesquisas na área da saúde o primeiro passo é conhecer as possíveis causas e manifestações, para então preveni-las.
Por isso prevenir implica em ações destinadas a impedir a ocorrência de fatos ou fenômenos prejudiciais à vida e à saúde e, no caso da ocorrência destes, evitar a progressão de seus efeitos. Dessa forma, quanto mais ações preventivas, menores serão as alterações no desenvolvimento da população em geral.
O programa visa três frentes de atuação: primária, por meio de ações de promoção de saúde e proteção da integridade física e psíquica dos cidadãos; secundária, por meio do processo de reabilitação, a fim de minimizar complicações e crias situações de melhora; e o terciário, proporcionar atendimento digno, adequado e de qualidade ás pessoas com deficiência.
As formas de prevenção ocorrem com cuidados com a alimentação, condições socioeconômicas, a não ingestão de álcool e substâncias alucinógenas, realizando acompanhamento pré-concepcional, pré-natal, peri-natal e pós-natal, evitando acidentes de trabalho e de trânsito, etc.
A identificação precoce é uma alternativa imprescindível, caso ocorram falhas ou impossibilidade de implementação das medidas primárias de prevenção, pois, só dessa forma, se suprimem condições que possam agravar o desenvolvimento biopsicossocial da criança.
Devido à importância e ao impacto dos atrasos no desenvolvimento das crianças, é fundamental que se possa o mais precocemente possível realizar diagnóstico a fim de minimizar os efeitos negativos decorrentes. Existem evidencias suficientes de que, quanto mais precoce for o diagnóstico de atraso no desenvolvimento e a intervenção, menor será o impacto desses problemas na vida futura da criança.
A APAE desenvolve ações de prevenção como: rodas de conversa, construções e repasse de conhecimentos referentes ao assunto, palestras à comunidade, divulgação nas mídias (falas e impressas) encontros de famílias, distribuição de folder, visitação da população em geral nos ambientes escolares e orientações às mesmas, etc.
Todo este trabalho se justifica por acreditarmos que o caminho mais curto, eficaz e com melhores resultados é a prevenção.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Promover orientações e divulgação de prevenção às deficiências na região de abrangência da APAE de Pinhalzinho/SC, bem como diagnosticar precocemente as crianças com deficiências e/ou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor a fim de contribuir na melhoria do processo de tratamento e reabilitação da criança.
Objetivos Específicos
Conscientizar pais, adolescentes, professores e demais profissionais da área da saúde e educação sobre a importância e formas de prevenção das deficiências;
Viabilizar atendimento especializado conforme necessidade da criança;
Propor parcerias com as secretárias de saúde, educação, assistência social e demais redes de serviços municipais para divulgação do projeto;
Conscientizar a população sobre os métodos de prevenção e divulgação do projeto através de materiais informativos e orientações;
Capacitar os professores do ensino regular quanto ao desenvolvimento infantil.
As ações são estabelecidas em três áreas principais: Assistência Social, Saúde e Educação. Na área da assistência social engloba-se ações junto ao publico do CRAS, CREAS, PBF (Programa do bolsa família), funcionários da secretária de Assistência Social, associações, clubes de serviço e grupos assistidos. Na área da saúde, englobam-se as ações junto aos médicos, gestantes, profissionais dos postos de saúde, ACS (agentes comunitárias de saúde), etc. E na área da educação, englobam-se as ações junto a Secretária de Educação, escolas, universidades, Centro Municipais de Educação Infantis , cursos de noivos, empresas, etc.